17 de julho de 2019

IoT - Ela realmente não aconteceu? Cadê as Lâmpadas WIFI?

Paranoicos de plantão: Baixe este artigo, puxe o cabo de rede, se desconecte e "fujam para as colinas". 😂





Parece que foi a uns 5 anos atrás que falamos do boom da IoT - Internet of Things, ou na tradução literal "Internet das Coisas" e você imaginou que sua Lâmpada nova teria WIFI e IPv6 algo muito surreal e futurista demais, pois bem, não parece 5 anos atrás! foi a 5 anos atrás!

Acontece que é exatamente ai que mora o problema, apesar de existir é bem provável que você não conheça ninguém com "Lâmpadas IPv6", e então por isso ache que esse futuro mágico e brilhante não tenha chegado! ou sequer acontecido mas não se engane, nem mesmo por um segundo nobre coleguinha.

A adoção do IoT está sim acontecendo, mas não da forma que pintaram! já é sabido que vivemos no mundo das "modinhas" onde o que não cola, é descartado, e o que cai ao gosto do povo vira uma febre que causa problemas enormes em linhas de produção e entope o mercado de gadgets e bugiganguinhas...

Quer um paralelo pra você que nasceu antes do bug do milênio e não precisa de app de envelhecimento facial? 😆

Lembram da Febre do Ioiô? em um dia ninguém tinha no dia seguinte estava lá todo mundo jogando rodinha no fiozinho pra cima e pra baixo, pois bem, um ioiô não é um dispositivo IoT, sequer sonhávamos nessa época com internet de alta velocidade, Netflix, ifood e IPv6, mas representa bem o que acontece e o cerne desta publicação.

Hoje não temos Ioiô (ou aos born-after-2000-years o Fidget Spinner 😝), mas se estiver em um grande centro urbano/Capital, apenas pare e olhe pela janela... ande pela rua e veja... com atenção...

Resultado de imagem para io-io

Em 1 segundo, você verá bicicletas e patines da Grin e Yellow pra lá e pra cá

Em 10 segundos você verá alguns carros da Uber, Lyft, 99Pop e afins com um Smartphone no Painel

Em 1 Minuto você provavelmente vai ver algum ônibus, metro, taxi oferecendo Free-Wifi (DICA: Abra seu wifi na rua e veja como as redes mudam a todo instante)

Em 5 Minutos ou menos em algum estabelecimento próximo alguém apenas encostou seu cartão de crédito contactless na maquininha sem fio pra fazer um pagamento.

Em 10 Minutos você verá alguém registrando sua vaga de rua num totem ou app no celular que antes tinha um simpático senhorzinho de colete verde/amarelo vendendo cartões de "Vale vaga" de 1 hora de estacionamento.

Em 1 hora algum drone com uma GoPro passará voando em algum parque próximo de você (ou até mesmo no centro urbano), ou uma caixinha Bluetooth passará tocando na mão de alguém...

Resultado de imagem para patinetes yellow

E poderíamos falar de tempos e coisas que mudaram ao longo dos anos e surgiram de forma quase que natural, orgânica e sem a gente dar muita atenção... e todas essas coisas sim, tem um conectividade (mas a lâmpada ainda não :P)

Mundo conectado! adoção de novas tecnologias! IoT! Ok, sua casa pode ser toda digital ter controle e wifi, Bluetooth e o que mais for pra tudo e ser tudo integrado no celular onde você recebe aviso da sua geladeira te alertando sobre o leite acabando, da temperatura da sua casa que já está aos agradáveis 23 Graus (menos que isso é frio galera...) e da casinha do seu cachorro que acabou a ração, mas convenhamos que hoje menos de 1% da população tem acesso a isso...

Mas em contrapartida tem Patinetes, drones, ônibus, táxis, totens, coisas coisas e mais coisas conectadas, a todo tempo trocando informação, usando cabos, 3G, 4G, 5G, wifi, Bluetooth e todo o resto vocês sabem...

Agora a ideia de que IoT não aconteceu já parece não ser mais tão real! pois ela está acontecendo, não na forma que imaginamos (e quantos filmes pintavam que em 2020 teríamos carros voadores tbm?)

A ideia de falar tudo isso é pra que entenda que descuidar desse tipo de inovação é trazer riscos também! e não pense que a proteção deve estar nos dispositivos alvo, mas sim bem na palma da sua mão, afinal viemos evoluindo de um equipamento que mal tinha tela colorida, e rodava apenas dois "APPs": jogo da cobrinha e SMS para modernos Smartphone com dezenas (se não centenas de APP's instalados), boa parte para inovações tecnológicas e conectividades.

Além disso lembre que outras coisas de adoção mais lenta também estão ocorrendo, quando você for comprar uma nova geladeira e vier com WIFI, seu fogão, maquina de lavar e chuveiro ainda não estarão conectados na rede, mas aaah já que veio com WIFI vamos conectar pra ver no que dá... e assim quando você menos esperar estará com esse boom de conectividades dentro de casa também.

Apenas para os mais temerosos de plantão segue os links pra não deixar vc deitar na cama hoje sem desligar o seu roteador (ou apenas atualizar e trocar a senha dele :P)

Quase 5 mil roteadores da Oi estão expostos na internet sem senha
https://tecnoblog.net/242617/roteadores-oi-expostos-sem-senha-telnet/

Descobri 13 aparelhos usando meu Wi-Fi"; isso pode acontecer com você...
https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2018/01/30/descobri-que-tinham-13-aparelhos-usando-meu-wi-fi-entenda.htm


Divirtam-se!



Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.
Leon C. Megginson



0 Apedrejaram o Autor: