De novo voltei correndo para minha planilha de mais de 85 sites/aplicativos, falada aqui, nos quais tenho senha para criar novo animo de sair alterando tudo, mais uma vez, e novamente outra surpresa...
O caso que vem a tona é alarmante ao extremo, pois dessas 85 senhas minhas já alcancei o numero mágico de 3 casas: 100, de onde esse crescimento de novos 15 produtos/sites/apps em tão pouco tempo? Simples, as renomadas Fintechs, Start-ups e empresas de nicho ou "revolucionárias" que todo dia nascem e florescem em nosso mercado.
Já aviso de antemão que não!, não sou contra elas, se fosse não teria aumentado a minha lista tão rápido assim ;-) mas o que está em jogo é que empresas menores, que por sua vez contam com investimentos menores (e errados muitas vezes) na área de TI e quase nada para segurança da informação e digital nos tornam alvo muito mais fácil hoje em dia.
Bom, não é lá muito difícil pensar que a versão 1.0 do Google, Facebook ou Netflix tivesse investimentos pífios em equipamentos, sistemas e procedimentos de segurança (Se é que tinham), e notoriamente hoje são grandes exemplos que devem conter inúmeros Firewalls, sistemas de gestão de credenciais complexos, reconhecimento facial, etc, etc. etc. etc..... o que houve pra isso ocorrer? basicamente duas coisas:
1 - Medo de vazamento de dados de usuários comprometer a confiabilidade e crescimento dos seus produtos (e por consequência seu 💸💸💰💰💲💲);
2 - Aumento do valor entrando em caixa, e por consequência, aumento do investimento na área de Segurança da Informação (e não estou falando só de bits e bytes não).
Há muito mais além disso, certamente o slogan de "estamos investindo fortemente dia após dia na sua segurança" vem bem a calhar, mas a real verdade paira sobre os 2 itens acima ponderados, afinal, qual empresa quer ver sua imagem afetada?
Enquanto eu redigia este post cheguei a dura missão de ter que concluir este paragrafo, dura, porque normalmente eu gosto de colocar um final aos desfechos supracitados, uma resolução, uma solução mágica ou como mitigamos isso, mas a dura realidade é: não temos o que fazer, não sozinhos, não agora.
O fato é que ao encarar um novo produto, investir em um site ou app "pequeno" mas com grande potencial de crescimentos é verificarmos como consumidores que somos se nossos dados estão protegidos, não apenas confiar no slogan bonito e brilhante dos "dados seguros" mas questionar até aonde este produto que lida com informações minhas tão sensíveis está investindo para isso realmente acontecer.
Eu ainda gosto dos exemplos esdrúxulos e esquisitos :-) mas eles me servem muito bem: não foi do dia para a noite confiamos a entrar no nosso carro e dirigir em uma BR a 110 KM/h, e nem falo pelo Airbag e ABS caso tudo mais falhe, mas pela estabilidade e garantia que o para brisa não vai trincar do nada, a roda não vai se soltar e qualquer outra coisa que automaticamente coloque minha vida muito em risco não é? há todo um histórico de segurança e modernização que os carros sofreram para serem confiáveis, porque as startups, finteches e qualquer outro termo da moda que você goste não possam seguir o exemplo? 😫
Voltamos a velha máxima: dê tempo ao tempo ¯\_(ツ)_/¯ e vamos ficar em cima!
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4BR@Ç0$
“Quanto mais longe você olhar para trás, mais à frente conseguirá ver.”
Winston Churchill
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