20 de março de 2016

Trocando Imagem Customizada da Operadora pelo Windows 8.1 / 10 Puro e sem vinculos.


Olá Pessoal,

Hoje quero falar sobre minha jornada na compra do meu aparelho com Windows Phone com a operadora Vivo, saí do meu velho guerreiro Lumia 1320 (também adquirido na Vivo a 2 anos atrás) para um Lumia 640 XL (uma vez que se acostuma com tela grande, esqueça qualquer coisa com menos de 6" hehe).

Mas qual o problema de comprar um aparelho na operadora? Nenhum, até temos vantagens nisso como o fato do desconto ser muito agressivo (R$ 149 num aparelho de custa em torno de R$ 900 no mercado) com o porém da operadora inserir uma imagem customizada no mesmo :(

Não é o caso do Windows 10 Mobile mas quem convive com o ecossistema do Windows Phone já  algum tempo sabe que todas as operadoras demoram muito para liberar atualizações via OTA para seus devices então como forma de evitar isso eu sempre adquiri e sequer ligo o aparelho :P já corro para atualizar para a Build sem vínculos como forma de me precaver dessas demoras, mas sem muitas delongas vamos ao que interessa:
 
Quando tinha meu Lumia 1320 eu usava o tão famoso Nokia Care Suite para trocar a imagem da operadora pela que chamamos de "Country Variant", ou seja, sem vínculos, só que depois que a Microsoft assumiu a divisão de hardware da Nokia o Care Suite foi "descontinuado" e não reconhece mais os novos aparelhos como os Lumias 640, 950 e todos da Família X40 e X50 então a maneira mais prática que achei de fazer esta modificação foi o seguinte tutorial:

(Atualizado em 18/08/2016 - Não precisa do passo anterior da Firmware via Recovery Tool, podem fazer o procedimento abaixo direto)

(Atualizado em 19/08/2016 - Novo Tutorial em Vídeo em Breve passo a passo!!! Aguardem novidades)



1 - Baixar a Imagem Country Variante (000-BR) de um repositório confiável

Outro ótimo software descontinuado foi o NaviFirm+ onde podíamos encontrar uma enorme base de imagens para Windows Phone, porém encontrei dois repositórios na web mas vou indicar o Lumia Firmware por ser mais prático e tem o mesmo visual do NaviFirm+

Cuidado! antes de baixar a firmware abra seu aparelho e note próximo da Bateria qual é o Código do seu dispositivo o meu Lumia 640 XL é RM-1065 porém um amigo meu com o mesmo device tem um RM-1067, procurem ver sempre isso.

Feito isso mãos a obra o Download pode ficar em torno de 1,5 a 2 Gb dependendo do aparelho então vai sem pressa, ao acessar você notará uma lista, e ai que está a jogada! no meu caso a Imagem original do Windows é a "059X1V2 - RM-1065 VAR LTA BR VIVO" inclusive este código está ali atras do aparelho junto a bateria também, porém você deve baixar a que contenha o final BR CV que siginifca Brasil + Country Variant (Sem Vinculos), no meu caso "059X419 - RM-1065 VAR LTA BR CV", se quiser você pode instalar qualquer outra firmware ali pois todas são homologadas para trabalhar no hardware da sua RM (Ex: quer que nativamente seu Lumia seja todo em inglês)

2 - Aplicando a Imagem ao Device

Chegamos ao passo da maior atenção! aqui você precisa ter noções de como usar linha de comando e diretórios via CMD, pois vamos forçar o Windows Device Recovery a instalar essa build não originalmente planejada ao seu aparelho, porém é um processo simples se seguido a risca:

Abra o CMD em modo Administrador, Click no logo do Windows do menu iniciar com o botão direito e selecione "Prompt de Comando (Admin)"

Se o Windows Device Recovery Tool foi instalado na pasta padrão certamente você conseguirá encontrar com o seguinte comando:

cd C:\Program Files (x86)\Microsoft Care Suite\Windows Device Recovery Tool

Caso seu Sistema Operacional do computador/notebook seja 32 bits:

cd C:\Program Files\Microsoft Care Suite\Windows Device Recovery Tool

Apos isso o prompt ficará apontado para a pasta do Recovery Tool, agora você deve chamar o executável e indicar a pasta onde você deixou os arquivos, minha sugestão é de que Crie na unidade C:\Lumia\ por exemplo e copie todos os arquivos baixados para lá, um caminho curto para facilitar na hora de digitar o comando todo, deixe seu telefone conectado nesse momento no computador e procure na pasta o arquivo com extensão FFU ele orienta o Software sobre quais arquivos restaurar e sua ordem,  geralmente um nome grandão (Dica: você pode copiar o nome e colar num bloco de notas para depois colar no CMD para facilitar), no meu caso: RM1065_02177.00000.15184.36001_RETAIL_prod_signed_1023_02851F_000-BR.ffu

Então para o meu telefone o comando ficaria assim supondo que tenho o Windows 64Bits no PC e deixei os arquivos em C:\Lumia\

 thor2 -mode uefiflash -ffufile "C:\Lumia\RM1065_02177.00000.15184.36001_RETAIL_prod_signed_1023_02851F_000-BR.ffu" -do_full_nvi_update -do_factory_reset

Cuidado com as aspas no nome, basicamente este comando vai chamar o executável de background que faz a restauração, indicar o FFU para direcionar o software sobre como restaurar seu telefone e força um factory reset no final, este processo pode demorar alguns minutos aguarde, no seu telefone você verá uma tela bordo/marrom com o status do carregamento e sua tela pode apagar algumas vezes. não se desespere no meu Lumia 1320 esse procedimento levou 30 minutos, no meu 640 XL demorou menos de 10 ;-) aguarde a tela verde sempre! e não desconecte seu telefone.

Apos aguardar você verá que o CMD será liberado de novo e seu telefone apresentará uma tela verde, quando estiver nessa tela verde digite o seguinte comando para fazer seu Windows Phone dar um reload:

thor2 -mode rnd -bootnormalmode

Pronto! no próximo boot sem imagem de boot da operadora, sem apps da operadora, livre :D e com Firmware atualizada, mas atenção seu telefone atualizou para o Windows Phone 8.1 agora você deve fazer o setup inicial, inserir sua conta Microsoft (para ter acesso a loja) e baixar o Upgrade Advisor na mesma.

OBS: pode ser que apareçam atualizações via OTA antes do Windows 10, recomendo fazer elas, só então com seu telefone e apps atualizados abra o Upgrade Advisor e autorize o download do Windows 10 Mobile, o processo daqui em diante vocês já conhecem.

3 - Após upgrade faça um Hard Reset

Sempre bom ;-) para retirar os arquivos temporários de upgrade e falhas de Alguns APP's após atualização, o caminho é:

Configurações >> Sistema >> Sobre >> Restaurar Configurações de Fábrica

Agora e só fazer o setup inicial do seu smartphone e curtir seu Windows 10 Mobile (ou Windows phone 8.1, caso não queria o upgrade) sem vínculos com a Operadora.

Abraços e até o próximo post ;-) 









27 Apedrejaram o Autor:

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo tutorial!

Comprei um Lumia 640XL (VIVO) no PontoFrio e nao chegou ainda. O aparelho vem customizado de alguma forma pela VIVO? Seria realmente necessário instalar firmware livre da operadora?

Obrigado.

Rafael disse...

cara tentei de tudo e não consegui, acho que não entendi direito. poderia me passar de uma maneira que facil para um leigo entender? vlw

Rafael Rabelo disse...

Olá Anonimo, Não seria, isso pra ser sincero é mais "chatisse" minha, uma vez que o Windows Phone tem um codigo mais restrito que o Android a Operadora não consegue nada além de deixar uns APP's embarcados que podem ser facilmente desistalados, eu só gosto de trocar pra não ficar na tela de Boot o logo deles, e também pela demora em liberar atualizações que normalmente chegam na CV antes.

Abraço

Rafael Rabelo disse...

Olá Rafael,

em qual passo deu errado? me explica que eu edito o post com mais informações/prints se necessário pra ate ajudar.

Abraço.

Anônimo disse...

Desculpa abusar, mas o Lumia 640 XL LTE (Vivo) vem com a imagem da operadora na tela de boot?

Obrigado.

Rafael Rabelo disse...

Olá Anônimo,

Não abusa não, comentários são sempre bem vindos,

Sim. os aparelhos Windows Phone comprados na Vivo durante o Boot antes de aparecer o Logo Azul do Windows aparece o logo da Vivo em Preto e Branco, é a única modificação que sei que existe na imagem, então faço essa troca para a versão pura do WP mais por chatice mesmo hehe.

Abraços!

gabriel disse...

nao consigo achar um firw certo para meu pode meu ajduar



RM-1074_1048
VIV-BR
059X4F8

alguem pode me ajudar com variante da minha firw, para desvincular da vivo

Rafael Rabelo disse...

Olá Gabriel,

Me parece que seu Lumia 640 nessa RM não tem CV no Brasil, isso pode ser devido a ele só ser importado pela Claro e pela Vivo e não foi vendido no varejo normal,

Neste caso o mais seguro seria vc pegar a 059X0X0 - RM-1074 Global Swap que é uma Firmware Global, ela virá toda em Ingles, e depois você instala o pacote de idiomas e teclado PT-BR

Apesar da RM-1074 ser a mesma da RM-1073 e RM-1072 não recomendo pegar a Country Variant BR delas, o mais seguro seria o primeiro caminho.

Gustavo disse...

Olá Rafael, uma pergunta, o RM - 1065 está escrito na frente Lumia 640 XL Dual SIM, a pergunta é a seguinte: Não deveria ser Lumia 640 XL LTE Dual SIM, pois o meu é LTE, o seu celular continuou funcionando o 4G?

Unknown disse...

Olá Rafael, se eu atualizar apenas o firmware, ele já ficará desvinculado da operadora, mesmo que ainda continue aparecendo o nome dela no início?
Se possível, poderia fazer um tutorial mais detalhado, passo a passo, com print?
Grato.

Rafael Rabelo disse...

Olá Gustavo,

Realmente está estranho, eu confiaria mais no RM impresso atrás do Celular, infelizmente o Lumia 640 XL tem a versão 3G e versão 4G, no meu caso eu comprei na Vivo com o plano 4G funcionando normalmente e depois do procedimento continuou ainda funcionando normal, o fato do 4G funcionar ou não depende mias do hardware que do software em si ja que o WP8.1/10 suporta nativamente conexões LTE 4G.

Rafael Rabelo disse...

Olá Jorge,

Sim, infelizmente eu Lumia 640XL veio a dar defeito, vou levar ele na garantia e assim que chegar o novo da Microsoft farei o tutorial em vídeo ou com mais prints, talvez consiga isso mais para o final do mês mas se tiver pressa me manda um inbox ou posta ai qual a dúvida e tento descrever melhor no texto.

Unknown disse...

Olá Rafael, fiz o procedimento, achei um outro tutorial que explicava um pouco mais detalhado no tudocelular, mas quando vou atualizar para o w10 da um erro, 801881d0, consta com conexão ruim, mas minha conexão é muito boa, sabe se da para fazer algo?

Anônimo disse...

Estou tentando no meu Lumia 532, mas qual (ou quais) arquivos baixar? Quando seleciono 059X1C7 - RM-1032 VAR LATAM BR CV , aparece um monte de coisas. Devo baixar o que? É para baixar todos os arquivos? Como faço para baixar todos de uma vez?

Unknown disse...

Oi Jorge,

Sinceramente não sei sobre este erro, tenta ver se a bateria está em 100% e veja se o procedimento é igual a esses comandos que passei no meu blog, também veja se vc baixou todos os arquivos da pasta da sua RM, talvez seja bom baixar de novo todos, pois algum pode ter vindo corrompido.

Abraço!

Unknown disse...

@Anonimo

São todos os arquivos da pasta! todos são pequenos com exceção de 1 único que vai ter entre 1 a 2 Gb de Tamanho.

Anônimo disse...

Olá Rafael, meu nome é Lucas.

Eu fiz o procedimento e deu tudo certo. Porém ele não atualiza para o Windows 10. O upgrade advisor mostra que tem uma atualização e avisa que assim que disponível ele fará a atualização, mas não baixa.

Pelo Recovery tools ele mostra a firmware da Vivo pra baixar de novo.

Sabe como resolver?

RM-1074.
Valeu.

raul bennington disse...

Amigo Me ajuda por favor Urgente kkkkk, eu comprei um lumia 640 Lte RM-1073 importado, porque eu queria testar o Windos 10 Mobile, só que ele é vinculado a uma operadora chamada Cricked (Nunca ouvi Fala) Indica que meu celular está pronto para o Windows 10 mas falta a liberação da operadora. Qual Firmware devo instalar?

E se não for abusar demais por favor faça um video Tutorial ou mais detalhado cada passo a passo por favor! kkkk

Meu whatsapp caso possa me dar mais explicações (88) 996183101

Anônimo disse...

Amigo você sabe se esse tutorial serve para o Lumia 640 LTE 4g?

Obrigado!

Rafael Rabelo disse...

Olá Raul,

neste caso é bom procurar na pasta da RM-1073 a Country Variant dela, no seu caso eu tentaria os seguintes product codes: 059X0M9 ou 059X227 que possivelmente vão instalar ele em Inglês, depois você adiciona o idioma português e pronto!

Vou providenciar o Vídeo Tutorial esta semana ainda.

Rafael Rabelo disse...

Olá Raul,

eu tentaria o Product Code 059X0M9 no seu caso, virá em ingles, ai se quiser depois é so instalar o language pack pelos menus para português e pronto!

esta semana tá saindo o vídeo tutorial.

Paulo disse...

No meu 930 RM-1045, depois do BR CV tem 4 opções, BLACK, WHITE, BR_ORA e BLK_GO, estou tendendo a escolher o WHITE, mas queria saber quais as diferenças, e o que significa os 2 ultimos.

Unknown disse...

Boa noite. Gostei do artigo pois é bem claro, mesmo que ainda não tenha tentado. Minha dúvida se prende à RM que encontrei em Configurações>Extras e Informações - (Manufacturer Name) RM-875_Ita_brazil_240 (sic). O aparelho é um 1020 da Vivo. Poderia me orientar para uma versão CV? Obrigado

Anônimo disse...

Nao consegui sempre da msg de erro e aborta a onstalação não faço ideia do que seja =(

Unknown disse...

Eu faço tudo isso .. mas quando vou atualizar, baixa até 4% e dar erro 80188d0 .

Conseguiria me ajudar?

Claus Seubert disse...

Rafael Rabelo, tudo bem?
Estou precisando uma ajuda sua, e creio que possa ajudar;
Bom, o que acontece... quando se adota o passatempo de customizar um celular, não tem jeito... a gente fica fuçando em tudo... rsrsrsr...
Mas estou vendo o uso do THOR2... me veio a seguinte dúvida, pergunta e pedido:
É possível fazer um backup completo da partição inteira do meu celular (um RM-1067), gerar um backup completo da firmware via THOR2, de tal maneira que eu possa recuperar essa imagem? ou seja, se der pau, posso restaurar um backup ileso de um ponto onde ele estava funcionando?
E se existe esse backup, ele pode ser restaurado em outro cel da mesma plataforma? É que eu já fui Modder há bom tempo, e está coçando uma idéia maluca aqui... kkkkkk Caso precise, meu whatsapp é 31 994493690

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.